5 maneiras de provar que você é o melhor candidato para o trabalho

    Ser o melhor candidato para o trabalho está deixando de ser aquele que tem mais prática e diplomas. O mercado está transformado e, hoje, os recrutadores prestam mais atenção nas soft skills, que são aquelas que nascem com o candidato, do que nas hard skills, que são mais fáceis de serem ensinadas.

    Geralmente, para ser contratado é necessário se comportar melhor do que todos os outros candidatos em uma entrevista de emprego. Se você tem as qualificações e as experiências de trabalho que um empregador precisa, sua tarefa durante uma entrevista é comunicar com êxito o que você traria de novo para o trabalho.

    Aqui vai um segredo: o desafio é mostrar o que você pode fazer para uma empresa que outra pessoa não pode. Continue a leitura e descubra mais dicas sobre como se tornar o melhor candidato para o trabalho!

    1 – Planeje uma estratégia

    Claro, você não consegue adivinhar quais serão as perguntas do entrevistador, mas já tem uma ideia do que ele quer saber. Procure fazer um resumo da sua carreira em um minuto, onde você estuda ou estudou, quais cursos complementares você fez, projetos e competições acadêmicas e quais são suas experiências relevantes para aquela função.

    Seja profissional, mas mostre sua personalidade. Use de bastante entusiasmo e faça contato visual com todos que estão presentes na sala. É nesse momento que você conecta suas qualidades às necessidades da empresa.

    2 – Busque informações sobre a empresa

    Para saber quais são as necessidades da empresa, você precisa saber sobre ela. Atualmente a maioria das empresas estão presentes nas redes sociais e possuem um site próprio. É importante entender missão, visão e valores empresariais, pois caso você seja selecionado, vai viver aquilo diariamente.

    Entenda como a empresa se posiciona no mercado e faça perguntas para o entrevistador. Isso mostrará que você fez a sua pesquisa e que está interessado em conhecer mais sobre o que pode ser seu futuro lugar de trabalho. Prove seu valor e como suas habilidades têm a adicionar àquela tarefa e equipe.

    3 – Preste atenção na linguagem corporal

    Pode parecer brincadeira, mas é só fazer uma pesquisa simples que você vai encontrar centenas de entrevistadores que ficaram falando sozinhos porque seus entrevistados estavam ocupados demais conversando no Whatsapp. Na sua opinião, isso parece profissional? Se você acredita ser o melhor candidato para o trabalho, é melhor deixar o telefone no silencioso, ou do contrário pode estar perdendo uma grande oportunidade.

    Tome cuidado com a postura, nada de sentar de uma maneira desleixada, debruçar em cima da mesa ou tirar os sapatos: você está em um ambiente profissional. Use a postura e expressões faciais para demonstrar que está ouvindo o que aquela pessoa está dizendo. Faça contato com os olhos e sorria, isso mostra simpatia.

    4 – Responda as perguntas honestamente

    Um recrutador espera alguns comportamentos do candidato (link texto 4 segredos), mas certamente a honestidade é o ponto crucial. Não se sinta acanhado pois ouviu um outro candidato falar sobre as várias experiências que ele tem e comece a inventar algumas para você.

    Admita que não tem experiência, mas enfatize que tem a habilidade. Conte algum momento em que você precisou daquela habilidade e conseguiu solucionar a situação. Prove para aquele entrevistador que você está disposto a aprender e precisa só dá oportunidade certa – que é a que ele está ofertando.

    5 – Torne-se memorável

    Dificilmente, ou nunca, você estará num processo seletivo sozinho. Dependendo da empresa e cargo, pode estar concorrendo com dezenas ou centenas de candidatos, e, se for mediano, provavelmente irá parar no banco de talentos.

    É necessário deixar uma lembrança, positiva, claro, que fará aquele recrutador lembrar de você como o melhor candidato para o trabalho. E é só usar a criatividade. Abuse das soft skills e conte uma ou duas hard skills que, mesmo que na sua opinião não tem muita importância, vai fazer diferença sobre os demais. Se você tiver um portfólio, leve consigo. Faça um resumo de tudo que foi falado e repita, destacando seu interesse por aquela vaga e pela empresa. Agradeça as pessoas envolvidas no processo seletivo e deixe a sala com um grande sorriso.

    E aí, já está pronto para se destacar entre todos e se tornar o melhor candidato para o trabalho? Acesse agora o site do Recrutamento Inteligente, cadastre seu currículo e fique por dentro de todas as vagas, tenho certeza que uma delas será perfeita para você!

    Deixe o seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    SAIBA MAIS SOBRE O RECRUTAMENTO INTELIGENTE

    EMPRESARIAL

    It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.

    CANDIDATO

    It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.



    ************ *******************