3 dicas para fazer um recrutamento inteligente

    3 dicas para fazer um recrutamento inteligente

    Realizar um recrutamento inteligente e assertivo se transformou em uma necessidade para o sucesso do processo de preenchimento das  vagas nas empresas. O momento é de transformações e chegada das inovações tecnológicas ao mercado de Recursos Humanos. Ter essa preocupação lidando com estratégias na porta de entrada é fundamental para atrair talentos e conseguir bons resultados na operação do negócio.

    Aqui no Blog do Recrutamento Inteligente, já falamos sobre o que é usar inteligência nesta etapa e agora vamos apresentar as 3 dicas essenciais para fazer esse processo.

    3 dicas para realizar um recrutamento inteligente:

    1. Planeje cada etapa do recrutamento e centralize todas as tarefas num único ambiente.

    O planejamento é fundamental para o sucesso de uma seleção de candidatos e para a elaboração de um recrutamento inteligente. É preciso deixar claro como será realizada cada etapa do processo, estabelecendo responsáveis e co-responsáveis, definir requisitos para a aprovação dos candidatos, , prazos e quais os indicadores serão usados para garantir o sucesso do processo no curto e médio prazo.

    A definição de como será realizada cada entrevista e cada teste merece destaque. Avaliar o comportamento do profissional que se candidata ao cargo é essencial para tomar uma decisão, portanto cada pergunta que o entrevistador irá fazer deverá ser planejada, visando sempre alguma conclusão.

    Além das entrevistas, um fator que não tem sido considerado e tem muita influência no processo, é a fragmentação das etapas de Recrutamento e Seleção.

    Utilizar emails para receber currículos, comunicar com candidatos em canais diferentes como telefone, WhatsApp e emails, além de validar perfis em planilhas de Excel é caminhar para uma fragmentação. Em seguida, será muito difícil e moroso coletar estes dados, consolidá-los em novas planilhas e analisar indicadores. Ocorrerá perda de tempo, perda de foco, confusão e certamente será um grande problema para a gestão de cada vaga.

    2. Use o seu site para recrutar talentos

    Ter uma Página de Carreiras no site da empresa é uma das fórmulas adotadas por quase todos os profissionais de Recursos Humanos que conquistaram um recrutamento inteligente. O site deve apresentar informações sobre as vagas abertas no momento, vai garantir um banco de currículos atualizados e ainda uma apresentação de destaque para as qualidades da empresa, que vão indicar por exemplo a partir de vídeos e fotos como ela é  um bom lugar para trabalhar e garantir sua marca empregadora.

    Os profissionais provavelmente chegarão às suas vagas  por meio dessa parte do site, portanto é indispensável que tenha a opção de avançar no processo por ali. Para ter sucesso nessa prática é aconselhado que você esteja munido de boas ferramentas, como uma plataforma que permita que o recrutamento aconteça de forma digital e simplificada.

    3. Conte com ferramentas para auxiliar o processo

    O ponto básico é contar com o auxílio de ferramentas e soluções tecnológicas. A tecnologia assume um papel importante para otimizar processos e evitar erros, aumentando assim a produtividade e melhorando o desempenho de cada recrutamento desenvolvido.

    O Recrutamento Inteligente (RI) por exemplo, é uma plataforma online e completa de recrutamento e seleção. Por meio deste canal  é possível simplificar tarefas ligadas ao processo seletivo, garantir o workflow de contratações, gestão de candidatos e de vagas e todas as informações de cada etapa. Além de tornar o processo seletivo inteligente, rápido e efetivo.

    É sempre bom destacar que há ferramentas que atuam em integração com o Recrutamento Inteligente. O ASSESSFIRT é uma solução que pode ser utilizada em parceria (como aliado a todo processo) e permite que o responsável pelo recrutamento conheça os candidatos além das informações apresentadas, avaliando competências, capacidades e potenciais.

    Está preparado para fazer um Recrutamento Inteligente em sua empresa? Conte com a nossa plataforma para conseguir melhores resultados, simplificar e otimizar a atividade de todos envolvidos com o RH do seu negócio.

    Deixe o seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    SAIBA MAIS SOBRE O RECRUTAMENTO INTELIGENTE

    EMPRESARIAL

    It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.

    CANDIDATO

    It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.



    ************ *******************