Quais são os indicadores de Recrutamento e Seleção que todo RH precisa saber?

Quais são os indicadores de Recrutamento e Seleção que todo RH precisa saber?

A gestão de uma organização passa pela análise de resultados e métricas de processos e atividades. Há algum tempo, esses critérios já são observados em áreas como produção, marketing, finanças, etc. Agora, com a inovação em ferramentas para RH, é possível acompanhar indicadores de Recrutamento e Seleção, passando por Treinamento e Desenvolvimento, até desligamento, garantindo maior assertividade em todas os subsistemas de RH.

Importância dos indicadores de recrutamento e seleção

Os indicadores de recrutamento e seleção são fundamentais para empoderar os profissionais do RH, garantir um mindset analítico e resultados orientados por dados. Uma visão sistêmica sobre o processo, impede gargalos, reduz atritos durante as etapas, aumenta a produtividade e melhora as entregas.

É importante destacar que quando falamos em melhoria das entregas, estamos falando de colocar o melhor profissional em determinado cargo. Desde a atração até a seleção, por exemplo, é possível verificar o FIT entre o candidato e a vaga analisando os requisitos das vagas e até garantir aderência do perfil à cultura da empresa.

blog-indicadores - Software de Recrutamento

Assim, não há outra saída. É preciso automatizar tarefas, facilitar procedimentos e garantir decisões estratégicas

O Recrutamento Inteligente é uma plataforma que fornece os indicadores de recrutamento e seleção fundamentais para a gestão do processo. Além de proporcionar maior agilidade, o sistema fornece dados, que serão usados na hora da prestação de contas às lideranças e garantir auditoria de todo o processo, fortalecendo o “ciclo de vida” de uma vaga.

Já pensou em parar de ficar abrindo vagas, para encontrar perfis ideais? Com gestão da informação isto é possível!

Conheça alguns indicadores de recrutamento e seleção do RI:

Tempo de abertura e fechamento da vaga

Analisar a duração de um processo seletivo não é uma tarefa fácil. O processo, que começa na solicitação de abertura da vaga por um gestor de área e só termina na assinatura do contrato de trabalho, muitas vezes não é linear.

Algumas rotinas fazem parte do recrutamento e seleção e, normalmente, elas são dependentes uma das outras, isso quer dizer, que há uma cadeia de atividades que acontecem de acordo com o avanço do processo

Portanto, de forma manual, colecionando emails com currículos, incluindo informações em planilhas de Excel diversas e muitas vezes não padronizando os processos, pode ser difícil quantificar o sucesso. Por meio de indicadores de recrutamento e seleção é possível analisar a timeline da vaga, acompanhando a movimentação, e ao fim, tendo o conhecimento exato do tempo que permaneceu aberta e quais foram os erros e acertos do processo.

Vamos falar deles em breve!

Esse conhecimento será importante na hora de calcular os custos do Recrutamento e Seleção, além de servir de base para pensar em novas estratégias.

Indicador de Tarefas de Sucesso

Esses indicadores de recrutamento e seleção contribuem para o gerenciamento de cada etapa das atividades. Entrevistas, provas, recebimento de currículos, análise de interessados, aprovados, cada evolução é acompanhada de perto pelo responsável, de uma forma que seja possível administrar o que está acontecendo. No Recrutamento Inteligente, você consome todos estes dados em dashboards simples, bem ilustrados e de fácil interpretação.  

Outra tarefa que é gerenciada e analisada de forma mais assertiva por meio da plataforma é a triagem de currículos. O profissional de atração e seleção (Talent Acquisition) consegue automatizar esse procedimento, criando requisitos obrigatórios que devem ser enquadrados. Dessa forma, é possível ter acesso somente aos currículos dentro do padrão solicitado.   

Entenda a importância de qualificar candidatos em processos de recrutamento e seleção. 

Indicadores do processo propriamente dito (de ponta a ponta)

Por fim chegamos aos indicadores de recrutamento e seleção indispensáveis e que muitas vezes passam despercebidos: os dados dos candidatos e a relação com a vaga.

Esses indicadores são importantes para que o responsável pelo recrutamento saiba com detalhes quem são as pessoas que estão interagindo com a vaga, suas expectativas, se são candidatos ativos ou passivos e como cada um deles foi avançando nas etapas.

Os dados demográficos dos candidatos como idade, sexo, geolocalização, faixa salarial esperada são importantes e muitas vezes são critérios para a seleção, por isso é importante ter em mãos de maneira simples e rápida.

Lidar com dados de Recrutamento e Seleção, ou até de outros subsistemas de RH, sempre foi uma tarefa complexa. Como profissionais de RH sempre fizemos todas elas com maestria. Agora, podemos contar com tecnologias digitais extremamente relevantes, como algoritmos, inteligência artificial e análise de dados.

Quer saber mais sobre processos de R&S? Veja este conteúdo sobre Página de Carreiras.

Chegou a hora de evoluir para a estratégia, usar indicadores de recrutamento e seleção e não ficar perdido na operação. Vamos conversar?

Deixe o seu comentário

Gente e Gestão Digital: O futuro já chegou

Assine nossa Newletter


Post mais recentes

Há um erro crítico no seu site.

Saiba mais sobre a como resolver problemas do WordPress.